quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Presta atenção!!!!

Após a aplicação de uma testagem Neuropsicológica para verificar o sistema atencional de um paciente, achei interessante escrever sobre como dependemos de nossa atenção em tudo em nossa vida. Sem ela, mal percebemos o que acontece ao nosso redor.

Sabemos que o ser humano não consegue prestar a atenção de maneira igual a todos os estímulos que são apresentados durante o mesmo momento, certo? Temos, por isso, a atenção muito limitada, pois quando desempenhamos várias funções ao mesmo tempo, sabemos que não absorvemos com proveito de 100% o que vivenciamos.

A partir de estudos americanos sobre a atenção,  surgiu o que chamamos de cegueira intencional e cegueira momentânea. A primeira  ocorre  quando filtramos nossa atenção em algo em detrimento das distrações, ou seja, escolhemos um foco, nos mantemos nele e ignoramos o resto. A cegueira momentânea ocorre quando nos distraímos com alguma coisa durante a execução de outra, como por exemplo, atender o celular enquanto dirigimos. Sabemos que metade de nossa atenção já está sendo dividida entre o volante e a conversa ao telefone, não é?

Pergunto: alguém consegue dirigir um carro, realizar cálculos matemáticos e memorizar palavras? Não. Pelo menos não ao mesmo tempo. Acontece que não há como o cérebro desempenhar multitarefas com aproveitamento igual para todas elas. Em alguma destas falharemos. Segundo a reportagem do National Geographic, o cérebro utiliza uma energia de 12 WATTS, o que equivale a menos de um terço da energia utilizada pela lâmpada que fica dentro da geladeira. Sendo essa afirmação verdade, podemos imaginar que seja muito pouco, ainda mais se fazemos tantas coisas ao mesmo tempo.

Para ilustrar como nossa atenção é limitada e que muitas vezes as coisas passam despercebidas por nós, postei esse vídeo. Mas antes de assisti-lo, vocês devem seguir uma instrução:

Contar quantas vezes os integrantes  do grupo pisaram dentro do círculo branco.
Dica: Há coisas acontecendo durante o show que quase ninguém vê, será que vocês conseguem adivinhar e contar?




Resposta:







Quantas vezes os dançarinos pisaram no círculo branco?
Eu contei 23.



Alguém percebeu um pingüim?Não? Veja de novo...




E o cérebro no chão? Volte e reveja...



Viram como nossa atenção concentrada na contagem do circulo nos fez ignorar os estímulos fora de nosso propósito? Nosso cérebro fica confuso com tanta informação e prioriza uma só.

Beijão!!


Referência:
http://www.natgeo.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário