sábado, 17 de março de 2012

Eternamente Jovem

Imagens Google

Essa semana me deparei com algo muito inusitado, pelo menos para mim, sobre a busca da juventude eterna sem rugas na pele. A matéria de uma revista ressaltava a revolução do novo “botox”: veneno de cobra e abelha para a suavização das rugas através de um método não invasivo.


 Fiquei imaginando, o que levaria um ser humano de 80 anos ter cara de 20... Acredito, que além da falta de aceitação do tempo que passa para si e para todos, algumas pessoas acreditam na possibilidade de “envelhecerem novos”. O que isso significa? Ter a mesma cara, a mesma disposição física, o mesmo entusiasmo quando adolescente numa idade avançada. Não estou dizendo que seja impossível, mas isso, vem de dentro para fora e não ao contrário. 

Os benefícios de uma boa alimentação, prática de exercícios físicos, amizades, amores e trabalho, constituem uma gama de interações que só trazem benefício à mente e ao corpo. É claro que eu também gostaria de envelhecer e não ter rugas e nem cabelo branco, mas por que isso nos incomoda tanto? Tememos ser esquecidos pela sociedade e pelo mercado de trabalho se deixarmos nos levar pela aparência...

Sofremos um problema que não é exclusivo do Brasil: o ageism, termo criado por Robert Butler, que é a discriminação de indivíduos e grupos devido à idade. Temos a tendência em acreditar que o idoso não serve mais para nada e que não sabe mais nada. As rugas são parte intrínseca de sua idade, na qual queremos até chegar um dia, mas sem as marcas do tempo no corpo. Lembro-me, que meu pai, perguntou ao médico se era possível não ficar velho. A resposta, que eu já sabia, foi: “VocÊ pode morrer antes de ficar velho”.

Imagens Google
 Lógico. Mas reclamamos mesmo assim quando alguém, na flor da juventude, parte de maneira inusitada e falamos: “ Nossa, era tão novo. Tinha tanta coisa pela frente...” Difícil entender o que desejamos, não é? Não é fácil elaborar esse processo do envelhecer, perdemos muitas coisas no meio do caminho, mas fazem parte de todo ser humano.     

Desejo que possamos apreciar o envelhicmento de forma saudável sem a loucura de buscar tratamentos “estica-e-puxa” e outros “venenos” para apagar a sabedoria que adquirimos exposta como marcas do tempo. Se pensarmos que daqui uns 30 anos seremos idosos, como iremos nos comportar? Por isso, envelhecer é uma conquista(Madrid,2002).

Um comentário:

  1. Olá Kelvya!

    Esta é a nova programação de posts do Desafio das Estações. Já vale para a próxima semana. [http://www.desafiodasestacoes.com/p/programacao_16.html]

    Um abraço,

    Bruna

    ResponderExcluir